História da Elma Chips
Postado em |
História da Elma Chips
Confira toda a história da ELMA CHIPS aqui nas dicas do Cupom Mestre.
Você vai se surpreender com esta trajetória do salgadinho de maior sucesso no Brasil.
Vídeo Sobre a Elma Chips
Cupom de Desconto para Elma Chips
História da Elma Chips
Tudo se deu início com a necessidade de ajudar seu pai alemão imigrante que em 1957 veio para o Brasil para trabalhar como torneiro mecânico.
As irmãs Elfriede e Maria se deparavam com a situação da hiperinflação da época, onde o salário era corrido e não dava para quase nada.
Desta forma em um forno caseiro no bairro Bom Retiro, veio a inspiração de fazer os palitos salgados inspirados em uma receita simples de tradição alemã o Pretzel, que consistia na mistura de trigo, água e sal grosso misturado e moldado em moedor de carne adaptado.
E assim de porta em porta as vendas ocorriam até conseguir a colocação no antigo Mercadorama, fundado em 1951 em Curitiba.
Padaria ELMA
A procura dos salgadinhos crescia em ritmo acelerado, e em 1962, as irmãs conseguem abrir a Padaria e Confeitaria ELMA.
Nome vinda as iniciais do nome das duas irmãs (Elfriede e Maria), e o local escolhido era em um galpão no bairro Xaxim em Curitiba.
Salgadinho STIKSY
Ali nasce do salgadinho STIKSY sucesso até hoje em sua tradicional embalagem verde.
Com o sucesso e procura, é feita a aquisição de uma máquina importada pra produzir 40 toneladas de salgadinhos ao ano e uma ampliação no galpão foi necessária para dar conta da demanda para todo estado do Paraná e Santa Catarina.
Já em 1963 ocorre a expansão para São Paulo e Rio de Janeiro, desta forma o galpão ali no Bairro Xaxim já não oferecia espaço suficiente.
Fábrica da ELMA no Boqueirão Curitiba
Desta forma foi necessário a construção de uma nova fábrica com 450 m², agora localizado na Rua Cascavel, 750 no bairro Boqueirão no ano de 1964 e 1965.
Porém logo após a ampliação a família se depara com a crise financeira no Brasil em 1966 e 1967.
Justamente quando a empresa ampliava as vendas também para o Rio Grande do Sul, e ainda enfrentava um tempo difícil com o regime do golpe militar no país.
Porém contrariando a lógica de falência eminente, a família toma mais um empréstimo para compra de mais maquinas modernas e automatizadas, arriscando tudo ou nada.
E assim acontece a grande virada, a produção passa para 200 toneladas ao ano e a fábrica ganha uma ampliação para 900 m².
Neste momento para oferecer novidade as irmãs Elfriede e Maria lançam mais sum salgadinho que é sucesso até hoje, o Pingo D’Ouro.
PepsiCo Compra a ELMA
O sucesso dos salgadinhos da ELMA segue em alta, quando em 1973, o especialista em planejamento estratégico Carlos Wagner (sem parentesco com a família) foi contratado pela PepsiCo para sondar indústrias que já estivessem produzindo snacks no Brasil.
E como a empresa já tinha plano de investimento de 10 anos no país, queria fechar a parceria para assumir a liderança deste alimento no mercado brasileiro o quanto antes.
Então primeiro a empresa adquire uma fábrica de batatas fritas CHIPS em São Paulo, tocada por um imigrante português.
E logo depois veio a compra da Elma, que chegou a disputar o investimento com a Filler, de Porto Alegre.
Porém a localização estratégica de logística prevaleceu a ELMA, onde Curitiba fazia a ligação fácil com Sul e Sudeste.
Então em 1974 é concretizada a venda e a multinacional mantém o nome dos fundadores das duas empresas devido a um “prêmio pelo trabalho de tantos anos”, e assim surge a Elma-Chips que passa a existir apenas no Brasil.
Com essa mudança, o galpão no bairro do boqueirão ficou pequeno em pouco tempo e não tinha espaço para fazer mais ampliação.
Desta forma, em 1980 a ELMA CHIPS muda para na Cidade Industrial de Curitiba em um espaço maior, e assim dar conta da demanda.
Novos Produtos Elma Chips
Já sobre nova administração em 197,6 foi introduzido o salgadinho Cheetos no mercado brasileiro.
No mesmo ano, o tradicional Stiksy ganhou nova embalagem, e ainda é o produto mais longevo da companhia brasileira.
Em 1978 foi a vez da chegada do Cebolitos, e em 1983 veio o Fandangos.
Depois em 1986 chegou a batata Ruffles, o Doritos, e o Pingo D’Ouro ganah nova roupagem e sabores.
No mesmo ano, também surge um novo produto diferente dos demais, o Ovinho de Amendoim.
Elma Chips Lança o Tazos
Nas décadas seguintes, especialmente anos 90, a empresa decidiu apostar em produtos com diferentes sabores, e a introduzir brindes dentro dos pacotes dos salgadinhos.
Foi assim que em 1997 nasceram os Tazos, que era um pequeno disco colecionável que se tornou mania entre os jovens.
Porém com o sucesso veio os questionamentos sobre uma suposta venda casada, já que em alguns casos as crianças pediam os produtos apenas para conseguirem mais um colecionável.
Assim no final dos anos 90 a empresa também passa a sofres questionamento sobre o produto na saúde dos brasileiros.
Desta forma as receitas precisaram passar por reformulação para reduzir gorduras e atender o mercado.
Elma Chips Lança Batata Sensações
Em 2004, a empresa continuou apostando em novos produtos, e lançou a série Sensações, que contém diversos sabores de batatas saborizadas, inspirados em petiscos de bar, como frango a passarinho, por exemplo.
Logo sem seguida também aparece a versão da linha Sensações com receitas assadas e não fritas, perfazendo a linha Sensações ao Forno.
Assim foi a ação foi a maior já feita pela marca, e o produto existe até hoje.
Quanto a batata Lay’s a marca fez várias tentativas em versões diferentes no mercado brasileiro, porém a Ruffles é que agradou mais e se destacou por aqui.
Já para concorrer com a Pringles em um formato próprio a Elma Chips lança a linha STAX que existe até hoje.
Elma Chips Compra a Lucky
Em 2007 a empresa adquire a Lucky que é fabricante dos salgadinhos Fofura e Torcida aumentando mais seu leque de produtos.
E logo depois lança a linha de pipocas de micro-ondas com sabores CHEETOS.
História de Sucesso da Elma Chips
Hoje por conta de todos os feitos em sua trajetória, a ELMA CHIPS é a empesa líder no mercado de salgadinhos.
Estima-se que a marca hoje tenha um faturamento superior a 1.3 bilhão de reais, além de possui mais de 5 mil funcionários.